Saturday, October 01, 2011

A Música é da Mãe Natureza


Título Original: “Music is Mother's Nature”
Por: Jo Roberts
Para: Theage.com.au
Data: 05 de Março de 2010
Tradução: Angélica Albuquerque


Muita coisa aconteceu na vida de Brody Dalle desde 2004, quando ela fez sua última apresentação na sua cidade natal, Austrália. A banda que ela estava liderando, os punk rockers de Los Angeles, The Distillers, ruminou-se no ano seguinte. No mesmo ano, ela casou-se com Josh Homme, do Queens of the Stone Age. Um ano depois, eles tornaram-se pais de uma menina, Camille.

E, agora, Dalle tem outro bebê. Esse é chamado de Spinnerette e conta com Alain Johannes, Jack Irons e o ex-guitarrista do Distillers, Tony Bevilacqua. De acordo com o album de estreia homônimo, lançado no ano passado, é menos punk, mais glam rock, com melodia, gemidos e sex appeal de sobra. Ele fica evidente em músicas tão cativantes quanto o single “Ghetto Love”, e na artwork da capa, onde há uma mulher tatuada quase que seminua da cintura para baixo. Humm, Brody, aquela... é... você?

“Sim e eles tiveram que fazer uma espécie de aerografia em mim,” Dalle ri. “Minha cicatrizes de guerra da gravidez desapareceram... poof! Eu não tenho tanta coragem para deixar tudo à mostra, eu ainda não estou no nível da Jamie Lee Curtis. Originalmente, eu havia usado uma foto do torso da Monica Bellucci, após isso, o que uma mulher faria?”

Com o término amargo do Distillers, Dalle, 31 anos, admite que não pretendia voltar à musica, já que seu foco era a maternidade.

“Em suma porque parecia ser o caminho mais fácil," ela diz. “E também, quando você se torna mãe, você se sente culpada por tudo e, então, de novo, parecia [algumas vezes] ser o caminho mais fácil. [Porém] Minha mãe não seguiu o seu sonho, que era ser artista e eu sei que isso teve um efeito negativo na sua felicidade, então para que sua perda possa valer a pena e para dar à minha filha o dom de amar o que você faz e seguir o seu coração, eu preciso trabalhar.

Dalle começou sua carreira aos catorze anos, em Melbourne, em uma banda só de meninas, Sourpuss, que se conheceram em um show para todas as idades. “Eu acho que foi no do Meanies,” ela diz.

Com o aliciamento do Rock'n'Roll High School de Collingwood, o Sourpuss começou a abrir shows para bandas como Dinosaur Jr., Hole e a tocar em festivais, incluindo o Summersault, que inclusive foi onde Dalle conheceu o seu primeiro esposo, Tim Armstrong, cuja sua banda Rancid também estava na programação do evento. Em 1997, aos dezoito anos de idade, Dalle mudou-se para Los Angeles com Armstrong e casou-se naquele mesmo ano. Quando seu casamento acabou em 2003, Dalle permaneceu em LA com o Distillers.

Com [Josh] Homme, Dalle é agora casada com um dos ícones musicais mais admirados e influentes, graças ao seu trabalho com Queens of the Stone Age e Them Crooked Vultures.

“Joshua é o meu marido e o meu melhor amigo; seu impacto em mim é imenso, não seria o bastante usar palavras para descrever,” Dalle diz. “Em termos de influência musical, não é uma imitação do seu estilo ou som, é mais a qualidade de suas composições e ética do trabalho que ele possui, que são modelos para mim. Ele tem uma habilidade muito rara, que é usar os dois lados do cérebro igualmente, ele é , sinceramente uma anomalia, - o 'homem de negócios artísticos'. Deveria haver um modelo de cera do Josh no Museu de História Nacional, no setor 'Evolução do Homem'.

Fiel aos seus genes, Camille, de quatro anos de idade, já provou para ela mesma que é uma astuta fã de música, desde Yo Gabba Gabba! – “Nós a levamos para assistir ao show, ela quis conhecer todos os personagens depois. Ela estava tão empolgada para conhecer Foofa” - até B-52's, Ramones, Howlin' Wolf e, claro, os projetos da mãe e do pai.

“Spinnerette está no topo da sua lista,” Dalle diz. “É assim que eu descubro que faço um bom disco.”