Saturday, September 24, 2011

Relatório de notícias da equipe MTV - Você Ouve Primeiro: The Distillers

Título Original: "MTV News staff report You Hear It First: The Distillers"
Por: ?
Para: MTV.com
Data: 25 de Junho de 2002
Tradução: Angélica Albuquerque


Conforme Kurt e Courtney fizeram no começo dos anos 90, um novo casal unido em matrimônio musical está a levar a tocha do punk rock para século 21.

The Distillers, liderado pela australiana de 22 anos de idade, Brody Armstrong - esposa do guitarrista do Rancid, Tim Armstrong - readaptou o punk rock testado pelo tempo para vigorosamente expulsar a angústia dos problemas modernos, tais como lares desfeitos, aderindo aos ideais da imagem construídos pela media e lidando com muita auto-reflexão crítica.

A par com o idealismo punk de Brody, há também um pouco de riot girrrl ocultado sob as estalagmites de seis polegadas que se projetam a partir de seu couro cabeludo. Em “Seneca Falls”, presente no segundo álbum da banda, Sing Sing Death House, lançado em fevereiro, ela canta: “Susan B. Anthony, forever haunting me/ Owned raped sold thrown, a woman was never her own/ They cried freedom rise up for me”, como se ela estivesse com a intenção de fazer dessas as palavras do seu passado, antes de soltar a voz completamente.

Não é desde que Courtney Love quis ser o último biscoito do pote que uma mulher abraçou seu papel como uma desprezível “fêmea fatal” do punk em par com a primeira mulher a empurrar o papel para o extremo, é desde Wendy O. Williams, do Plasmatics. Com tantas comparações imediatas e que sempre estão presentes tag “mulheres no rock” em cada movimento seu, Armstrong pode ter minado sob tais pressões exteriores, mas vou deixar isso para uma garota sem colhões.

"Eu não me sinto vulnerável”, disse Armstrong sobre ser sujeita a críticas. “Eu, na verdade, tô pouco me fudendo para o que as pessoas acham. É só o que eu estou sentindo no momento.

A abordagem descarada abrange a atitude da banda, assim como suas canções. Cada membro tinha menos do que uma idílica vida caseira que hes deixou cicatrizes, mas cheios de forragens para erupções musicais do grupo.

Nós todos meio que viemos do mesmo lugar, sabe,” disse o baterista Any Outbreak.

Eu acho que, para cada escritor, suas experiências de vida causam impacto na sua escrita,” Armstrong explicou. “Quero dizer, é sobre isso que tudo é, sabe. Isso sempre tem sido uma saída para mim e para muitas outras pessoas."

A vocalista/guitarrista Armstrong lançou as sementes do grupo em 1998 com a colega Kim Chi, que se tornou a baixista original da banda. O par ligou-se com a guitarrista de Detroit, Rose e com o baterista Matt (sem sobrenomes divulgados). Depois do casamento de Brody com Tim Armstrong, eles gravaram The Distillers, que foi lançado pela Hellcat Records - selo do guitarrista do Rancid - e distribuído pela Epitaph, em 2000.

Após o lançamento do álbum, Kim deixou a banda (agora ela está tocando ao lado de Exene X Cervenka no Original Sinners) e foi substituída por Ryan. Quando Matt saiu (ele está agora no Original Sinners também), o baterista Outbreak preencheu o vazio. Embora ela apareça em “Sing Sing Death House”, Rose também vagou o seu lugar, deixando a banda em um power trio com considerável influência.

Ter um membro do Rancid na família musical do Distillers tem suas vantagens, mesmo além do óbvio que levaram à sua assinatura. Os veteranos do punk também servem como prova de que uma banda pode ser bem sucedida sem desviar de seus ideais punks. “Uma coisa que aprendemos com o Rancid,” Brody disse, "é como manter sua família funcional. [...] Basicamente, faça o que quer fazer e não aceite desaforo de ninguém.

Em sua carreira de dois anos, o Distillers já recebeu elogios da comunidade punk rock, bem como de outros que há muito já se formaram a partir da cena, como o Red Hot Chili Peppers. Tendo terminado recentemente uma turnê pela Europa, a banda preparou uma turnê de nove data pela Califórnia com o Transplants, o trabalho clandestino de Tim Armstrong com o baterista Travis Barker, do Blink-182 e o vocalista Rob Aston, que vai lançar seu álbum de estreia em outubro.

Se o navio do Distillers está pronto para zarpar, Ryan não está pronto para ser arrancado de sua filosofia punk. "Eu, na verdade, não acho que será 'estrelato, aqui vamos nós'," contou Ryan. “Eu apenas estou feliz por podermos fazer música.