Saturday, September 17, 2011

Sourpuss

Escrito e editado por: Angélica Albuquerque


“Deus, eu odiava aquela banda… Não, eu não odiava, ela foi apenas a minha primeira banda.” – Brody Dalle, sobre o Sourpuss


sourpuss-biografia-brody-dalle
     O Sourpuss foi formado em Melbourne, Austrália em 1993 pelas melhores amigas, Bree Pucilowski (a.k.a. Brody Dalle - guitarra e vocal principal) e Sarah Barber (guitarra).
     Logo depois, Cobina Crawford (baixo) e Suzie Brown (bateria) foram recrutadas para a banda, conforme certa vez Brody Dalle expôs: Quando eu tinha 14 anos, minha melhor amiga e eu fomos para a mesma escola católica de garotas e minhas duas outras melhores amigas conheceram essa outra garota em um show pra todas as idades [‘Acho que foi no do Meanies’]. Elas perguntaram entre si o que cada uma tocava e foi ali que tudo começou. Quando começamos, estávamos no auge do ‘mulheres na música’, nos anos 90. Eu realmente não me lembro se nós tivemos apoio ou não. Mas tenho certeza de que levamos muita merda. Nós éramos quatro garotas e eu era a mais nova. Nesse ponto a gente não podia tocar muito bem.

     Falando sobre as partes técnicas, Brody também contou que todas as quatro aprenderam a tocar juntas, o que foi muito legal, embora tenha sido também uma bagunça: “Era uma banda de meninas, uma banda de punk rock feminina. Você sabe, umas garotas de 14 anos de idade tentando tocar bem rápido e nós não sabíamos muito como fazer isso.”
sourpuss-biografia-brody-dalle
     Elas ensaiavam na Rock 'n' Roll High School, uma escola de música em Melbourne, fundada por Stephanie Bourke. Brody relembrou a experiência: “Nós começamos ensaiando nesse lugar, que é dirigido por essas feministas psicóticas em Melbourne - Quando digo feministas psicóticas, quero dizer como porcas nazistas, fora de si. É uma escola de rock and roll feminina, designada para ajudar jovens mulheres a aprenderem como montar e plugar tudo, o que é ótimo. Foi um processo bacana - bandas americanas como Sonic Youth e Babes in Toyland pintavam por lá, doavam instrumentos e dinheiro para a causa, e nos assistiam tocar.”
     Mas as consequências por frequentar o local não foram assim tão boas: “Eu odiava tocar sob o banner de uma escola feminina porque isso nos prejudicou mais do que nos ajudou. Nós não estávamos levando isso nem um pouco a sério e eu fiquei tão ressentida que eu não quis mais fazer parte disso.”

     Em 1995, ano em que lançaram um EP split com a banda Janelle 7, elas tiveram a chance de tocar no Australia’s Annual Somersault Festival, em Sidney, e foi lá que Bree conheceu e se apaixonou perdidamente por Tim Armstrong (do Rancid/Transplants), que tornou-se mais tarde seu marido (atualmente,  ex-marido. Brody é casada com o líder do Queens of the Stone Age e ex-Kyuss, Joshua Homme).

sourpuss-biografia-brody-dalle
     O Sourpuss chegou a lançar em 1996 um outro EP (com Sheridan - cujo segundo nome é desconhecido – no lugar de Brown na bateria), porém os famosos problemas internos foram surgindo, até que chegaram a um ponto intolerável, conforme Brody relatou: “Todo mundo queria ser a abelha rainha e ninguém queria dar um passo para trás, então sempre havia constantes brigas pra ver quem seria a número um, a líder da banda. Eu só queria tocar e compor músicas. Eu queria ser uma boa compositora como as minhas influências. Depois de um tempo foi nosso falecimento.
     E as explicações não ficaram por aí: “Sourpuss tornou-se uma batalha de poder. Com certas pessoas nessa banda, era mais como eu dando uma de babá e a banda tomando conta de um certo membro. Eu estava de saco cheio daquilo. Nós não éramos pais, nos éramos uma banda. Cresça. Descubra. Foi assim com uma pessoa. Com as outras pessoas, foi a diferença de idade e experiência.

     Então, ao completar 18 anos, em 1997, Bree mudou-se para os Estados Unidos (Los Angeles) com Tim, colocando, de fato, um ponto final na vida do Sourpuss e iniciando uma nova carreira musical com The Distillers.